Suicídio é pecado?
Não existe dúvidas em relação a essa questão. O suicídio é, sim, uma ofensa a Deus. Quem o comete está violando o dom da vida que somente o Criador dá.
O sexto mandamento deixa isso bem claro:
"OS ASSASSINOS NÃO ENTRARÃO NO REINO DE DEUS". APOCALIPSE 22:15
"NÃO ASSASSINARÁS". ÊXODO 20:13
Esse mandamento nos ensina que não podemos assassinar. Isso tem a ver com tirar a vida dos outros de maneira intencional e planejada. Com certeza, quebrar este mandamento é uma ofensa a Deus. O suicídio é um auto-assassinato. Quem o comete, portanto, está pecando contra Deus.
O suicídio é uma realidade trágica em nosso mundo caído. Que as pessoas experimentem desespero a ponto de acreditar que a melhor opção é acabar com suas próprias vidas é de partir o coração. Perder um ente querido para o suicídio gera uma série de perguntas e um tipo especial de dor. Mas a Bíblia oferece esperança, tanto para aqueles que estão considerando o suicídio quanto para aqueles que foram afetados pelo suicídio de outra pessoa.
Para aqueles que estão desesperados, por favor, reconheçam que o suicídio não é a melhor opção. Em Cristo, há esperança. Também reconheçam que vocês não estão sozinhos. De fato, a Bíblia fala de muitos que sentiram um profundo desespero na vida. Salomão, em sua busca pelo prazer, chegou ao ponto de “odiar a vida” (Eclesiastes 2:17). Elias estava com medo e deprimido e ansiava pela morte (1 Reis 19:4). Jonas estava tão irritado com Deus que desejava morrer (Jonas 4:8). Até mesmo o apóstolo Paulo e seus companheiros missionários, em um momento, estavam passando por grande tribulação, “muito acima das nossas forças, de tal modo que chegamos a desesperar da própria vida” (2 Coríntios 1:8).
Mas Salomão aprendeu a “temer a Deus e guardar os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). Elias foi confortado por um anjo, teve permissão para descansar e recebeu uma nova missão. Jonas recebeu admoestação e repreensão de Deus. Paulo aprendeu que, embora a pressão que enfrentava estivesse além de sua capacidade de suportar, o Senhor pode suportar todas as coisas: “para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos” (2 Coríntios 1:9).
Você também pode se voltar para Deus. Paulo escreveu: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (2 Coríntios 1:3-5). Você pode experimentar esse mesmo consolo em Jesus. Se você confiou em Jesus como seu Salvador, você é filho de Deus, tem o Espírito Santo habitando em você (Efésios 1:3-14) e tem acesso contínuo a Deus em oração.
Referindo-se a Jesus, Hebreus 4:15-16 encoraja: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Romanos 8:15-17 diz: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”
Apegue-se às promessas de Deus. Vá a Ele em oração (o livro dos Salmos pode ser particularmente útil). Procure irmãos e irmãs em Cristo para receber encorajamento. Os crentes são chamados a encorajar uns aos outros e a carregar os fardos uns dos outros (Efésios 4:32; Gálatas 6:2; 1 Tessalonicenses 5:14; Hebreus 10:24-25). Permita que eles façam isso.
Numa nota mais teológica, reconheça que Deus, como nosso Criador, é o único que deve decidir quando e como uma pessoa deve morrer. Devemos dizer com o salmista: “Nas tuas mãos, estão os meus dias” (Salmo 31:15).
O desejo
Moisés desejou a MORTE
"Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo". Números 11:15
Elias desejou a MORTE.
"Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte" 1 Reis 19:4
Jó desejou a MORTE
"Pereça o dia do meu nascimento e a noite em que se disse: Nasceu um menino!" Jó 3:3
Jeremias desejou a MORTE
"Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz." Jeremias 20:14
Todos eles, devido a circunstâncias que estavam vivendo, DESEJARAM A MORTE, pois se sentiram:
- MOISÉS se sentiu INCAPAZ e frustado devido a reclamação do povo e PEDIU A MORTE, mas Deus em sua infinita misericórdia, NÃO ATENDEU A ORAÇÃO do líder, mas orientou ele para uma saída;
- ELIAS se sentiu sozinho e solitário devido a perseguição que estava ocorrendo contra os profetas e com medo de morrer pelas mãos da rainha Jezabel ele pede a morte para Deus, mas o Senhor não atendeu ao pedido do profeta, mas o Senhor lhe fortaleceu para continuar na sua caminhada;
- Jó estando doente e enlutado e quase que sozinho, PEDIU A MORTE, mas Deus não atendeu, ao contrário, HONROU a integridade e a vida justa dele e restaurou a SAÚDE e lhe deu novos filhos e restaurou sua família;
- JEREMIAS o profeta chorão e dos lamentos e tudo devido a rebeldia dos líderes e do povo, mas ele não desistiu de PREGAR A VERDADE e essa vida de obediência a Palavra, não trouxe paz ao profeta, mas trouxe: perseguição, prisões e ser acusado de trair o reino, mas o Senhor continou usando o profeta para corrigir e alertar ao povo e aos líderes de Israel.
O apóstolo Paulo declara em Romanos 8 que ele estava CERTO QUE NADA PODE NOS SEPERAR DO AMOR DE DEUS e mesmo que as circunstâncias da vida parecem ser sem saída ou desesperadoras e até pedimos ao SENHOR a MORTE, Ele vem e nos FORTALECE, nos AJUDA, nos traz ESPERANÇA e nos MOSTRA A SAÍDA.
Quando a situação parecer FRUSTANTE e você se sentir INCAPAZ e até se sentir SOLITÁRIO, em PERSEGUIÇÃO, em LUTO ou durante uma DOENÇA que ataca o corpo e em meio ao CHORO e ao LAMENTO, a única oração é DEUS ME TIRA DESSA SITUAÇÃO, saiba que o Senhor está contigo e vai te ajudar, te fortalecer e estará contigo nessa caminhada!
Romanos 8:38-39
"Pois estou convencido de que nem morte, nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele CONSOLADOR, o ESPÍRITO SANTO, que o PAI enviará em MEU NOME, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. JOÃO 14:23/27
O SALMISTA DAVI EM GRANDE DESESPERO ORA A DEUS E CONFIA NELE. SALMO 121




ELEVO os meus olhos para os montes, de onde vem o meu SOCORRO?.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. AMÉM




SE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR UM PROCESSO DE DEPRESSÃO, CLAME PELO ESPÍRITO SANTO CONSOLADOR, QUE DEUS ENVIARÁ O SOCORRO DO CÉU EM SUA VIDA.
QUE VOCE POSSA DIZER COMO O APÓSTOLO PAULO, QUANDO ESTAVA CHEGANDO O DIA DELE PARTIR DESSE MUNDO, QUE DEUS MARCOU PARA BUSCA-LO:
COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI a CARREIRA, GUARDEI A FÉ.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, MAS TAMBÉM A TODOS OS QUE AMAREM A SUA VINDA. 2ª TIMÓTEO 4:7-8






Nenhum comentário:
Postar um comentário