quinta-feira, 15 de agosto de 2024



🌹🌺
*Salmos 41*
Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre. Salmos 41:12
Curiosidade: Davi estava enfermo, e seus inimigos esperavam que fosse grave. Já se regozijavam entre si com a certeza de que a doença era terminal. Outro motivo de tristeza para Davi era o fato de um dos traidores ter sido amigo íntimo dele em outros tempos.
2- O que este texto ensina
V.1-3: Davi se lembra de que o Senhor abençoa quem acode ao necessitado(aquele que se encontra enfraquecido por falta de saúde)
Para Davi, é confortante saber que havia seguido o exemplo divino ao assistir, consolar e animar os enfermos. Agora, apropria-se da promessa
de que o Senhor também o livraria no dia do mal.
Davi estava certo de que Deus não o entregaria nas mãos de seus inimigos. Em vez disso, daria a seu servo toda a graça necessária para o período de enfermidade e, depois, restauraria sua saúde.
v.4-6: Davi apresenta sua doença a Deus em oração, confessa seu pecado e suplica pela cura como algo que não merece.
Nem toda enfermidade é resultado direto de pecado, como no caso dos idosos(faz parte do processo natural de envelhecimento)
Mas existe ligação direta entre pecado e enfermidade e, diante da mais remota possibilidade de ser esse o caso, o cristão deve correr para a presença do Senhor e confessar seu pecado com sinceridade.
v.7-8: Muitos boatos maldosos se espalhavam, notícias que a doença era fatal e que levaria a morte. Um desses inimigos de Davi, tinha sido seu amigo próximo. Uma das maiores tristezas da vida é ser traído por alguém próximo a nós. Foi o que Jesus sentiu quando Judas o traiu, e não se trata de uma experiência incomum na vida daqueles que seguem o Mestre.
V.10: Davi se volta para o Senhor em busca de misericórdia.
Davi diz: “Levanta-me, para que eu lhes pague segundo merecem”, significa que como rei tinha obrigação de suprimir toda tentativa de derrubar
seu governo.
v.11-13 Para Davi, o fracasso das tramas de seus inimigos é sinal do favor de Deus para com ele. Davi era um homem de integridade, apesar de seus pecados e fraquezas. Comparado com seus inimigos, era um exemplo de virtude. É bem possível que o Senhor o tenha sustentando por ver sinceridade e retidão em sua vida.
A graça sustentadora de Deus garante segurança para sua vida e um lugar na presença do Rei celestial para sempre.
Confiante e sereno, o salmista levanta a voz para se despedir com um cântico de louvor. Jeová, o Deus de Israel que guarda sua aliança, é digno
de adoração da eternidade para a eternidade.
3- Como podemos aplicar em nossa vida
O livramento de Davi foi um vislumbre da vitória de Jesus, que venceu seus inimigos na cruz (Colossenses 2:15). Pedro disse que Deus ressuscitou Jesus (Atos 2:24). Jesus venceu!
Em Cristo Jesus, somos mais que vencedoras!
Nossas dores e aflições nos aproximam mais de Deus. Deus sempre ouve nossas orações.
Nós precisamos continuar crendo Nele.
4- Pergunta de reflexão
Você tem levado tudo a Deus em oração?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário